Abrir menu
Abrir contatos

GRADE CURRICULAR

SANTA MARIA

Tendo em vista as exigências decorrentes das transformações da sociedade e das atuais tendências da educação, respeitando a legislação educacional vigente e, acima de tudo, objetivando a formação e informação integral , nossa proposta almeja desenvolver no educando habilidades fundamentais como a formação de senso crítico, criativo e reflexivo, capacitando-o a participar ativamente como agente transformador da sociedade, contribuindo para que o aluno se torne realmente o agente de sua aprendizagem, através do Pensar e Refletir, Pensar e Aprender, Pensar e Fazer. 

    

"... o papel das Ciências Naturais é o de colaborar para compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíuo participativo e parte integrante do Universo. Os conceitos e procedimentos desta área contribuem para a ampliação das explicações sobre os fenômenos da natureza, para o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de nela intervir e, ainda, para a compreensão das mais variadas formas de utilizar os recursos naturais..." PCN: Secretaria da Educação.
       Nosso objetivo é levar a criança a formar uma visão do mundo e de seus fenômenos , ajudando a perceber que o homem é um agente transformador do ambiente em que vive.

 

 "A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia e sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente , fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar, e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas."Parâmetro Curriculares Nacionais: Secretaria de Educação.
       Nosso Objetivo é colocar o aluno em contato com a beleza, a riqueza de informação e a emoção que a arte proporciona

 

 "A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia e sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente , fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar, e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas."Parâmetro Curriculares Nacionais: Secretaria de Educação.
       Nosso Objetivo é colocar o aluno em contato com a beleza, a riqueza de informação e a emoção que a arte proporciona

"Adquirir conhecimentos básicosde Geografia é algo importante para a vida em sociedade, em particular para o desempenho das funções da cidadania..." PCN: Secretaria da Educação. 
Através da construção do conhecimento, o aluno vai se posicionando criticamente dentro da sociedade. Quando ele conhece as características sociais, culturais e naturais do lugar onde vive, assim com outras realidades diferentes da sua, ele passa a ser capaz de comparar, compreender as transformações de tempo e espaço nas relações do homem com a natureza.
       Nossa objetivo é estimular o aluno a participar do processo de aprendizagem por meio da observação e da reflexão. 

 

" Os conteúdos de História enfocam as diferentes histórias que compõem as relações estabelicidas entre a coletividade local e outras coletividades de outros tempos e espaços, contemplando diálogos entre presente e passado e os espaços locais, nacionais e mundiais." PCN: Secretaria da Educação.
Nossa proposta visa resgatar conhecimentos prévio do aluno, por meio de situações instigantes, permeando o ensino da História com símbolo de tradições, ídeias e representações que dão sentido às diferentes experiências históricas vividas pelos homens nas diversas épocas. 

   

No atual mundo globalizado o conhecimento de línguas estrangeiras é fundamental para o sucesso individual. Antecipando tendências educacionais do novo milênio, o IREI vem proporcionar aos seus alunos um revolucionário método de ensino de Inglês. Este curso é direcionado a crianças de 3 à 6 anos, não alfabetizadas, que comecem a tomar contato com o Inglês enquanto língua estrangeira. Por meios de jogos educativos, brincadeiras e estímulos dos mais variados, a criança começa a se desenvolver enquanto ser bilíngue, de maneira divertida e efetiva. 

   " A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, do conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. A Matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente." PCN: Secretária da Educação.
       Através do trabalho com a Matemática os alunos têm a oportunidade de compreender a sociedade em que estão inseridos , na medida em que estabelecem relações entre conceitos e procedimentos matemáticos de diferentes naturezas com temas e conhecimentos de outras áreas curriculares ou com situaçãos de vida.
       Nossa proposta é elaborada a partir das contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo MEC, objetiva trabalhar com os conhecimentos prévios dos alunos por meio de situações instigantes, permeando o ensino das diversas áreas de conhecimento.

 

" O domínio da língua oral, e secrita, é fundamental para a participação social e efetiva pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos".PCN: Secretária da Educação.
       Partindo desse parâmetro, a nossa proposta é proporcionar à criança uma amostra do universo textual partindo de seu próprio coditiano.Trabalharemos também o desenvolvimento da capacidade cognitivas, linguísticas e discursivas.

VOLTAR PARA A
PÁGINA INICIAL